Itarantim: Totinha do Reis realiza a tradicional Festa da Cultura Popular

Seguindo a tradição de 57 anos, o “Terno de Reis da União” de Dona Totinha, da cidade de Itarantim-Ba, realizou uma grande festa neste domingo dia (06) de janeiro, data que se comemora a Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, que é uma festa popular e tradicional brasileira.

A sua residência (local da festa) ficou lotada e o público ficou encantado com a beleza do Terno de Reis. Dona Totinha tem como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora mais amplamente o Dia de Reis.

    O “Terno de Reis da União” passou este ano por algumas cidades na Bahia como: Bom Jesus da Lapa, Caetité e Itarantim-Ba. Na cidade sede “Itarantim” percorreu os bairros: Cajazeiras, Felix Mendonça, Gusmão, Anedina de Carvalho, Presidente Médici, Nova Esperança, Boby Kenedy e Centro (entre os dias 25 de dezembro e 06 de janeiro).

Este ano o Terno de Reis de Dona Totinha foi premiada no 6º Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Veja as fotos:

 


Comentários

Os comentários estão fechados.