Blog do Edyy

Após fechamento de adutora pelo município de Arataca população de Jussari ficará sem água potável

Desde a Década de setenta, quando a adutora foi construída, o município de Jussari é abastecido com a água do Rio Aliança que possui suas nascentes e afluentes entre os municípios de Jussari e Arataca.

Mas nesta segunda-feira (24) os munícipes foram surpreendidos com o fechamento da adutora que leva água para Jussari e com um informativo da Prefeitura Municipal de Arataca colocado no local.

Procurado por nossa redação o Prefeito Antônio Valete informou que também ficou surpreso e que embora não saiba informar o motivo que levou ao fechamento, irá averiguar a situação e buscar uma solução o mais rápido possível . “O município de Arataca sempre foi considerado um município irmão de Jussari, vários munícipes de Jussari trabalham em Arataca e Vice-versa, Arataca também faz parte do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e sempre trabalhamos em sistema de cooperação mútua, esse sistema tem funcionado desde antes da emancipação dos nossos municípios. Mas estarei entrando em contato com o Prefeito Ferlú e com os órgãos responsáveis uma vez que a água é um bem essencial para a vida e nesse período pandêmico é ainda mais necessária.Tenho certeza que logo em breve esse problema será resolvido e que continuaremos a trabalhar de forma conjunta pelo bem da nossa população”, informou Valete.

O que diz a lei

Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:

I – a água é um bem de domínio público;

II – a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

III – em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;

IV – a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

V – a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

VI – a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.


COMPARTILHAR