Blog do Edyy

Camacã: Centro de Abastecimento (Mercado Municipal) é entregue com direito a homenagem

Há quase 30 anos atrás quando foi inaugurado, o Centro de Abastecimento jamais recebeu uma reforma total, além de não ter nomeado o nome do local. Anos se passaram e os feirantes, comerciantes e os consumidores só tinham um só desejo e sonho, que era de ter um local aprazível, com mais higiene, mais comodidade e estímulo em visitar o local para comprar carne e outros produtos. O prefeito Oziel em suas idas e vindas a Salvador, tinha em sua agenda como umas das prioridades de seu governo e através da SDR-Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, da CAR- Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional conseguiu a reforma completa no valor de quase 700 mil reais por meio de emendas parlamentares. No início, a empresa apresentou algumas dificuldades, o que levou no atraso da obra ser concluída.
O ato Cerimonial foi transmitido pelo Canal da SDR, e pelo Informativo Camacã Regional através de Jorginho, justamente para que a população acompanhasse de casa para evitar aglomerações. Ainda sim, algumas pessoas compareceram, entre elas, os feirantes e comerciantes que vão usufruir do local, mas respeitando o distanciamento.
A gestão nomeou o Mercado Municipal com o nome do feirante bastante querido Juvaldo Rosa da Silva (Jujú da Farinha) que aqui chegou em 1970 e iniciou a vida no amo de farinha. Representado pela esposa Dona Rosalina, filhos e netos. Um dos filhos, Jerry, aproveitou para falar da importância que seu foi em Camacã e agradeceu ao prefeito Oziel e Paulo do Gás pela homenagem.

A live foi comandada pelo Chefe de Gabinete da SDR, conterrâneo Jeandro Ribeiro, filho do saudoso Bené, que hoje leva o nome da Praça mais conhecida da cidade, com as participações dos Deputados Estaduais Marcelo Galo e Rosenberg Pinto, Presidente da CAR, Wilson Dias,, Secretário de Planejamento do Estado Valter Pinheiro e do Secretário da SDR Josias Gomes.
Todos em seus discursos parabenizaram a gestão pela homenagem e saudaram a família do Sr. Juvaldo. No local, foi disponibilizado álcool gel para o uso de quem estava presente.
O Secretário atual de Agricultura do Município Antônio Márcio, lembrou do sonho de todos por essa reforma e se colocou a disposição dos feirantes e anunciou que a Secretaria estará funcionando no Mercado Municipal para facilitar o atendimento. Ele ainda ressaltou o trabalho iniciado pelo ex-secretário Eduardo Ramos, que se afastou de sua função de Secretário para concorrer a cargo eletivo, obedecendo ao prazo de desincompatibilização definido em lei.
O Vice-prefeito Paulo do Gás em seu discurso destacou, “que esse lugar seja acolhedor e que possamos conservar e precisamos manter para que as pessoas voltem a frequentar o Mercado Municipal”, disse.

O prefeito Oziel muito emocionado, lembrou de um pedido do seu saudoso pai “meu filho, se caso sobrar um dinheiro ou converse com o governador e faça uma reforma nessa feira livre”. Oziel pediu desculpas aos feirantes e comerciantes pelo atraso da conclusão da obra, “existem empresas que após a licitação não tem o mesmo compromisso que nós temos, estou muito feliz em poder ser um dos responsáveis pela realização desse sonho”, concluiu.
No final o prefeito Oziel e Paulo do Gás, entregaram a família do homenageado um banner com a história do feirante e a chave simbólica do Mercado nas mãos do feirante Raminho representando os demais. Algumas barracas padronizadas serão entregues aos feirantes.
Ao encerrar a live, o Secretário da SDR Josias Gomes garantiu que até o final do mandato dessa gestão, vai entregar também cobertura de feira livre de São João do Panelinha que u teve o teto danificado por uma ventania ocorrida ano passado. A obra já está em processo licitatório.

Redação e Reportagem: Wellington Brito e Jabson Sena (Jabinho)- Auxiliar e Fotos: Daphne Almeida
Fonte: ASCOM- Assessoria de Comunicação da PMC. Acesse e veja mais: http://www.camacan.ba.gov.br


COMPARTILHAR