Blog do Edyy

Com alta nos preços, brasileiro substitui carne bovina por ovo

Com alta nos preços, brasileiro substitui carne bovina por ovo.

O preço da carne bovina disparou em outubro e já é considerado o segundo maior desde o início do Plano Real. E, para driblar a alta, o consumidor passou a procurar alternativas, como a carne de porco, o frango e os ovos.

Alguns fatores podem explicar o aumento dos preços da carne vermelha, o principal deles foi o crescimento na exportação do produto para a China – resultado de um surto de febre suína no país. Contudo, quanto maior a venda para fora, menor a oferta no país.

O centro de pesquisas da Escola Superior de Agricultura da USP apontou um aumento de 39% no preço da arroba do boi gordo nos últimos trinta dias. No mesmo período, o preço do ovo branco no atacado manteve-se praticamente estável – variou menos de 0,77%.

O resultado é a troca de um produto pelo outro na mesa do brasileiro. “Não é a maneira correta. Com o nível de miserabilidade que nós temos no Brasil hoje, com os baixíssimos salários que estão sendo pagos, a alternativa é essa, comprar algo mais barato, abrindo mão de consumir um produto do qual a maior parte dos brasileiros gosta muito”, explica o presidente do Conselho Federal de Economia, Wellington Leonardo da Silva.

E haja criatividade para tanto ovo no cardápio. Mas, para a agricultora Maria José, inovar na cozinha é uma alternativa que cabe no bolso. “A gente reveza: faz uma omelete, faz frito, faz uma farofinha, e assim vai intercalando para não enjoar”.

Agora, quem está se dando bem mesmo é a comerciante Ilzenira Brandão, que viu as vendas de ovos crescerem 80% desde a última semana: “Estou quase rica vendendo ovo”.


COMPARTILHAR