Blog do Edyy

Conquista: Blogueiro denuncia omissão de socorro do SAMU 192

O blogueiro e jornalista Caíque Santos, da cidade de Vitória da Conquista vivenciou uma situação bastante complicada, na madrugada deste domingo (23), na Suíça Baiana. O blogueiro relata que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192 se recusou a realizar a transferência do seu tio que precisava ser levado de um hospital para outro dentro da própria cidade.

Confira a denúncia publicada no blog que ele administra;

“Na madrugada deste domingo o SAMU de Vitória da Conquista se recusou a fazer um transporte de urgência de um paciente idoso do Hospital Santa Clara para o HCC, mesmo com expressa autorização do médico do Santa Clara. O idoso estava com covid e tinha urgência para ser internado na UTI. A vaga estava disponível e apenas precisava da ambulância do SAMU.

Apesar de ser caso de extrema urgência, mesmo depois de sucessivos apelos dos familiares e até da nossa reportagem, a médica responsável, que se recusou a s identifcar, afirmou em todas as ligações que só enviaria a ambulância caso o médico do paciente o acompanha-se dentro da ambulância.

 

De acordo com os profissionais de saúde do Santa Clara, tal regra não pode ser inflexível quando se fala em salvar uma vida, até porque, o próprio SAMU tem a obrigação de enviar médico próprio quando preciso for.

Mesmo o percurso entre o Santa Clara e o HCC sendo de apenas 5 minutos e as 02 filhas do paciente serem enfermeiras, ainda assim a médica não enviou a ambulância.

De acordo com os familiares, o médico do Santa Clara, fez um depósito de R$ 1.800 reais para pagar uma ambulância particular e posteriormente a família o ressarciu.

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura para obter esclarecimentos”.


COMPARTILHAR