Blog do Edyy

Conquista em alerta: Família inteira pode estar contaminada pelo vírus H1N1; todos estão internados em diferentes hospitais

Uma série de suspeitas de casos de H1N1 em Vitória da Conquista pode ser motivo para acender o alerta das autoridades de saúde para a doença. Isso porque uma família inteira é  suspeita de estar contagiada pelo vírus.

A família é de Tremedal, município que fica 81 quilômetros de Vitória da Conquista, mas parte dela foi encaminhada para a capital do Sudoeste. Uma das crianças está internada na UTI do Hospital Geral, a irmã dele, uma bebê de poucos meses está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todos dois em estado grave.  A mãe e outros familiares ainda estão internados no município de origem. E apresentam evolução dos sintomas.

A Gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Blog do Rodrigo Ferraz


COMPARTILHAR