Blog do Edyy

Destaque cultural: Itarantim é premiado com 4 projetos culturais do Estado da Bahia

A cidade de Itarantim vem se destacando há alguns anos no cenário cultural e boa parte desse trabalho é fruto do esforço incessante do Produtor Cultural Léo Ferreira. 

Há bastante tempo ele tem ajudado artistas da cidade a se inscreverem em projetos culturais. Desde 2012 já são mais de 10 projetos aprovados nas esferas estadual e federal, tem ajudado grupos e artistas, além de fomentar a cultura e comércio local.

PRÊMIO CALENDARIO DAS ARTES:

Em razão do isolamento social devido à pandemia de Covid-19, A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB realizou a 8ª edição do edital Calendário das Artes, uma edição do edital de forma totalmente virtual.

A FUNCEB divulgou o resultado final dos projetos premiados no dia 21 de julho. Foram 1788 projetos inscritos e 200 propostas selecionadas de todo estado. Cada proposta será premiada no valor de R$ 2.000,00 reais. Essas propostas se dividem entre as linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas (propostas que envolvem mais de uma destas áreas artísticas).

Do macroterritório 06, composto por 93 cidades, a qual pertence nossa Itarantim, foram escolhidos 28 projetos, sendo 04 (quatro) de artistas de nossa terra que já serão executados nos próximos dias. Nessa seleção, Leo Ferreira ainda contribuiu para que outros dois projetos ficassem na suplência. 

Dona Totinha, uma das contempladas, Mestra da Cultura Popular de Terno de Reis disse: “há 59 anos venho mantendo essa tradição de terno de reis, sem muito apoio. Graças a Deus temos o nosso amigo Léo Ferreira, que tem dado todo suporte na elaboração e inscrição dos meus projetos. Graças a Deus fomos selecionados em mais um.”

O Mestre Faísca, também contemplado nesse projeto, é fundador e coordenador do Grupo de Capoeira Humildade.  Tem um belíssimo trabalho na formação de crianças e adolescentes, principalmente, demonstrou sua gratidão a Léo Ferreira por sempre acreditar nos artistas de nossa cidade. 

Outro agraciado também é o Contramestre Dija, idealizador e produtor executivo do projeto “GINGA AÊ ITARANTIM” um evento nacional de capoeira que está em sua VI edição. Ele agradece a parceria do seu amigo Léo por ser um fomentador de nossa cultura, mesmo em tempos difíceis. 

Veja a relação dos projetos selecionados:

  • Maria Pereira dos Santos

Prosa, Memória, Contos e Cantos: Mestra Totinha do Reis

  • Djavan Oliveira Santos

Seminário de Capoeira do Sudoeste da Bahia Dendicasa para o Mundo

  • Paulo Gonçalves da Silva

Aprendendo Capoeira em casa com Mestre Faísca

  • Carla Ribeiro Ferreira: 

Edição Virtual: Festival de Dança do Sudoeste da Bahia Dendicasa

Você pode acompanhar mais informações sobre esses e outros projetos culturais no portal da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do link http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/


COMPARTILHAR