Blog do Edyy

Firmino Alves: Dois candidatos vão disputar a eleição suplementar; Samuel X Fabiano

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou, nesta quinta-feira (2), que duas chapas devem disputar as eleições suplementares no município de Firmino Alves. A disputa será entre os candidatos Fabiano de Jesus Sampaio (PDT), que tem como vice Isaac Barreto, e Samuel Pereira (PSD). O vice dele será Jackson Santos.

A campanha eleitoral começa nesta sexta-feira (3). Serão permitidas a propaganda com uso de amplificadores de som e a realização de comícios. A campanha está liberada também na internet, sendo vedada – no entanto – a veiculação paga. O pleito acontecerá em 3 de outubro deste ano.

Os pedidos de registro de candidaturas deverão ser julgados nas instâncias ordinárias até o próximo o dia 13. Em caso de recurso, os processos serão remetidos ao TRE-BA, por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A eleição suplementar foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar o agravo regimental interposto em um recurso eleitoral e manter o indeferimento do registro de candidatura de José Aguinaldo dos Santos, o Padre Agnaldo. Com a decisão do TSE, os votos a ele conferidos foram anulados e, por isso, uma nova eleição precisa será.

 

CONTAS REJEITADAS

Na eleição de 2020, Padre Agnaldo obteve mais de 50% dos votos, mas disputou com a candidatura sub judice. Ele foi barrado na Lei da Ficha Limpa. O político teve as contas, dos exercícios de 2011 e 2012, rejeitadas pela Câmara de Vereadores.

O candidato eleito será diplomado até o dia 18 de outubro. No município do sul da Bahia, 4.667 eleitores estão aptos a votar em 14 seções distribuídas entre as escolas e nos distritos de Ponto do Astério, Itaiá e Ipiranga.


COMPARTILHAR