Blog do Edyy

Inscrições on-line para cursos de qualificação profissional seguem até dia 31 de maio

Estudantes e egressos da rede estadual de ensino estão cheios de expectativas para a realização dos 44 cursos de qualificação (Formação Inicial e Continuada – FIC) do programa Educar para Trabalhar, que estão com inscrições abertas até 31 de maio, pelo Portal da Educação (https://bityli.com/MgdKr). Em dez eixos tecnológicos, os cursos representam uma nova oportunidade para adquirir novos conhecimentos, empreender ou se preparar para a inserção no mundo do trabalho.

Cíntia Gomes Ribas, 19, está otimista e já garantiu sua inscrição. Ela faz o curso técnico em Logística, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão do Meio Ambiente, localizado em Brumado, e fará o curso de qualificação de Assistente de Logística. “Sou estudante de Logística e um dos meus objetivos é dar continuidade ao curso e me aperfeiçoar ainda mais nesta área. Como surgiu essa oportunidade, eu vou me dedicar ao máximo, não para ser só mais um curso, mas, sim, para eu me tornar uma ótima profissional no campo de trabalho”, afirmou.

Podem se inscrever, os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020. Dentre os cursos ofertados, destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Operador de Tratamento de Águas e Afluentes; Operador em Petróleo e Gás; Confeiteiro; Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar Agropecuário; e Organizador de Eventos. A relação completa dos cursos e demais informações podem ser acessadas no endereço www.educacao.ba.gov.br/educarparatrabalhar.

O estudante que está matriculado regularmente no Ensino Médio poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o aluno matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.

Seleção – O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 1º de junho. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 4 de junho, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 5 a 13 de junho, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato. As aulas iniciam no dia 14 de junho.


Curta e Compartilhe.


Leia Também