Blog do Edyy

Itapetinga: Prefeitura traça planos para volta às aulas presenciais

Na manhã desta segunda-feira, 10, o prefeito Rodrigo Hagge e o secretário de educação Geraldo Trindade reuniram-se com representantes das escolas particulares do município para estudarem formas seguras de retorno às aulas.

Segundo Rodrigo Hagge, o objetivo é construir uma gestão participativa, capaz de ouvir as demandas de cada setor e traçar planos que se ajustem às diferentes realidades. Ciente de que a rede de educação particular está, também, subordinada às determinações do conselho estadual, o prefeito afirmou que irá buscar meios de garantir segurança jurídica ao retorno de forma organizada e estruturada.

De acordo com o secretário, a rede municipal já está finalizando as matrículas para o início do ano letivo de 2021 que, inicialmente, seguirá de forma remota, mas também já busca formas de voltar, gradativamente, ao ensino presencial.

Presente na reunião, o secretário de saúde, Hugo Sousa, expôs a situação da pandemia no município e o novo plano de imunização dos profissionais de educação. A ideia é acelerar, de acordo com o recebimento de novos lotes de vacina, a aplicação da primeira dose do imunizante em todos os profissionais para proporcionar um retorno mais seguro.

De acordo com os representantes, existe, sim, o desejo de ter os alunos de volta às salas de aula, mas há, acima de tudo, a necessidade de garantir segurança a toda a comunidade escolar. Os coordenadores expuseram suas preocupações sobre as dificuldades de um ensino híbrido e falaram que ainda existe resistência de alguns pais em enviarem os filhos para as escolas.

Pensando nisso, o grupo fará nova reunião para criar um protocolo com medidas de segurança, estipular um calendário para um retorno gradativo e formular um plano de ações para que possa garantir saúde e educação de qualidade a todos.

“Desde o início do ano a gente vem buscando formas de garantir educação a todos, mesmo em meio à pandemia. Chegamos a elaborar um plano de aulas presenciais para Palmares e Zona Rural que não pode ser efetivado por conta da chegada da segunda onda. Agora, com a queda nos casos ativos do município, a gente quer voltar a discutir a educação. Buscamos fazer um governo participativo, que se adeque às necessidades do setor. Estou certo de que, de forma conjunta, conseguiremos elaborar um plano que dê segurança e, principalmente, seja capaz de garantir ensino e aprendizagem de qualidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.


COMPARTILHAR