Blog do Edyy

Itarantim: escola de Bombeiro Civil forma sua primeira turma no município

Na manhã deste domingo (15), foi realizado no ginásio de esportes da cidade de Itarantim, a formatura da primeira turma de Bombeiro Civil do município, realizado pela escola CTBC (Centro de Treinamentos Bombeiro Civil), da cidade de Itapetinga.

A solenidade deu início às 8h da manhã e contou com a presença do prefeito municipal Paulo Construção, do vice-prefeito Jadiel Matos, do comandante da Polícia Militar do município, Cabo Jean Leite, de Du Almeida, além de vários familiares dos formandos.

Ao todo foram 20 formandos, sendo 15 de Itarantim, 3 de Potiraguá e 2 de Maiquinique. O curso teve duração de dez meses.

bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança, e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência.

Um bombeiro civil também realiza salvamentos em terra, na água, em altura e presta primeiros socorros. Em determinadas situações, é o responsável por controlar a ocorrência até a chegada da força militar, como os bombeiros ou a polícia.

Durante o processo seletivo para a contratação de um bombeiro civil, além da realização de entrevista, também podem ser exigidos testes físicos e exames toxicológicos.

O bombeiro civil poderá atuar em diversos locais, como conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers e agências bancárias.

Quando se tratam de trabalhos temporários em eventos que exigem a presença do bombeiro civil para a emissão do alvará, o profissional poderá atuar em shows, eventos esportivos, seminários, convenções, entre outros.

Diferenças entre bombeiro civil e bombeiro militar

Os bombeiros civis também são chamados de brigadistas e não seguem a carreira militar. Sua formação é menos complexa, e neste caso, o curso tem duração de aproximadamente um mês. Atuam sempre dentro dos limites da propriedade para a qual foi contratado.

Já um bombeiro militar possui atuação ampla e pode exercer suas funções em qualquer local em que o socorro seja necessário. O curso de formação para esta profissão é mais abrangente. Assim, a duração é de no mínimo nove meses, com dedicação exclusiva.

Curso de bombeiro civil

O requisito para se tornar um bombeiro civil é possuir o ensino médio completo. Também é recomendável que os interessados possuam carteira de motorista. Para ingressar na profissão, é necessário passar pelo Curso de Formação de Bombeiros Civis.


COMPARTILHAR