Blog do Edyy

Itarantim: Secretário de Agricultura e Meio Ambiente participa de encontro de gestores ambientais em Itapetinga

Na manhã desta quinta-feira, 22, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itarantim, Robson Dantas, participou do primeiro Encontro de Gestores Ambientais do Médio Sudoeste. O evento aconteceu no auditório da OAB em Itapetinga, e reuniu secretários da microrregião para discutirem políticas públicas de preservação ambiental e formas de construírem um desenvolvimento sustentável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Fábio Viana, o encontro teve como principal propósito a busca conjunta por soluções de problemas semelhantes aos mais diversos municípios: “Desde janeiro venho conversando com gestores e percebi que passamos por problemas comuns e que era preciso nos aproximarmos para entender mais as nossas dificuldades. Quando propomos o encontro, o objetivo não era fazer palestras, mas trocar experiências”, explicou.

Mediado pela engenheira ambiental, Mariana Aguiar, o debate transcorreu sobre temas como o tratamento dos resíduos sólidos, a necessidade de criação de um plano municipal de saneamento básico, a formalização e operação do SISMUMA – Sistema Municipal de Meio Ambiente – e a importância de uma gestão ambiental integrada.

O secretário de Meio Ambiente de Itarantim, Robson Dantas, destacou a importância do encontro e falou sobre os principais desafios da pasta: “O mais importante e desafiador é a conscientização da população, produtores e empresários sobre a urgência em preservar o que temos. Itarantim, assim como toda nossa região, é repleta de belezas naturais que precisam ser preservadas, seja para o turismo ou até mesmo para sobrevivência humana, da criação ou produção agrícola. A partir deste encontro vamos unir ideias e esforços para avançar no processo de preservação ambiental em nossa região.” destacou, Robson Dantas.

Além do secretário de Itarantim, Robson Dantas, os secretários de Caatiba, Itororó, Itambé, Macarani e Vitória da Conquista, também participaram do encontro.

Este primeiro encontro, foi um importante passo para que a região do Médio Sudoeste mantenha um diálogo entre os municípios na busca de soluções para os problemas ambientais existentes e atua de forma preventiva para a evitar o surgimento de novas problemáticas.


COMPARTILHAR