Blog do Edyy

Operação da Polícia Federal na BA apura compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta terça-feira (26), que investiga a contratação de uma empresa pelo Consórcio Nordeste para aquisição de 300 respiradores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Chamada de “Cianose”, a operação cumpre 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital baiana, a PF cumpre mandado no Edifício Victory Tower, condomínio de luxo no Corredor da Vitória.

Além da PF, as buscas contam com suporte da Controladoria Geral da União (CGU). De acordo com a Polícia Federal, o processo de aquisição que se seguiu contou com diversas irregularidades, como o pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato qualquer garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada. Ao fim, nenhum respirador foi entregue.

Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro. Ainda conforme as informações, o caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


COMPARTILHAR