Blog do Edyy

PDT quer lançar secretário exonerado por Rui Costa candidato a deputado

O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça, agradeceu nesta quarta-feira (19) o trabalho feito pelo pedetista Lucas Costa à frente da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). Lucas, que recebeu o convite para ser candidato a deputado estadual ou federal pela legenda, foi exonerado do cargo pelo governador Rui Costa (PT), após ser informado da decisão pela internet, pela imprensa e hoje pelo Diário Oficial.

“Lucas Costa fez grande trabalho técnico à frente da Seagri, onde estava desde setembro de 2019. Nesses quase dois anos, o agro na Bahia cresceu cerca de 17% em todos os setores. Mesmo na pandemia, em 2020, o crescimento foi de mais de 5%. Durante a gestão dele, a secretaria estimulou a produção agrícola investindo em modernização e equipamentos, facilitando o trabalho do homem do campo e do empreendedor. Esperamos que isso tenha continuidade, pelo bem da agricultura e pecuária na Bahia”, afirmou Félix.

O presidente do PDT baiano disse que Lucas Costa, que é natural de Itapetinga, poderá escolher se deseja disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal. “Ele está avaliando qual seria a melhor decisão. O fato é que será um candidato competitivo, pois tem grandes serviços prestados à Bahia”.

*Transmissão de cargo* – Lucas Costa se despediu hoje (19) dos colaboradores da secretaria e fez a transmissão de cargo para o novo titular da Seagri, João Carlos Oliveira. Ele recebeu inúmeros telefonemas de apoio e de agradecimento de entidades ligadas ao agronegócio, a exemplo da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abrapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

“Fizemos uma transmissão de cargo pacífica. Passamos o dia reunidos com o novo secretário, que é um grande amigo. Agradeço a todo apoio do PDT, na figura do deputado Félix, que foi um grande parceiro da Seagri nesse tempo em que fui secretário”, ressaltou Lucas Costa.

“O balanço foi extremamente positivo. Fizemos a maior modernização da história da agricultura na Bahia. Obtivemos safras recordes, a exemplo da soja. O setor corresponde hoje a 51% das exportações da Bahia, sendo destaque na geração de emprego e no Produto Interno Bruto (PIB) baiano”, acrescentou.

Sobre uma eventual candidatura, Lucas Costa afirmou que irá avaliar o convite feito pelo PDT. “Vamos ouvir a família, os amigos e avaliar o melhor caminho para o futuro”.


COMPARTILHAR