Blog do Edyy

Geólogo Técnico da Cerb faz marcação de poço artesiano na comunidade “dos Pios” na região da Batalha

Um poço artesiano está próximo a ser criado na região da Batalha, na comunidade ” Dos Pios”, no município de Potiraguá, depois que um estudo realizado pela Cerb, através da Secretaria Municipal de Agricultura, constatou a existência de bastante água no subsolo naquela região.

Na manhã desta terça-feira (28), o técnico da Cerb, (Companhia ambiental e de recursos hídricos da Bahia), o Geólogo Dr. Castro Alves Silva, juntamente com o Secretário de Agricultura da cidade de Potiraguá e também técnico em zootecnia, Fernando Coelho, estiveram no local, onde foi possível ser feita toda a marcação do poço artesiano.

Esta perfuração, tem como objetivo, beneficiar toda comunidade “Dos Pios”, principalmente a Associação dos pequenos Produtores Rurais da cidade de Potiraguá, que tanto vem sofrendo com a falta d´água naquela região.

Segundo os profissionais, uma profundidade de 100 metros terá que ser cavado para chegar até o poço, onde será possível a extração da água potável, e que já está tudo pronto para começar as perfurações, dependendo somente da chegada dos maquinários necessários para tal operação.

Este é um trabalho que está sendo realizado através da Prefeitura Municipal de Potiraguá, na pessoa do executivo Jorge Porto Cheles, juntamente com o Secretário de Administração Diego Cheles que por sua vês está dando todo suporte necessário para a realização deste projeto tão importante para o município.

Veja abaixo uma foto ilustrativa de uma perfuração de um poço artesiano, e como funciona todo o processo: 

 

Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento.[1] É um poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca do tubo para controlar a saída da água. Geralmente, a sua profundidade é maior que a de um poço convencional e, em geral, suas águas têm uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais. Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.

A perfuração de poços tubulares é uma atividade especializada na área de engenhariaː portanto, todo esforço deve estar centralizado na contratação de empresas de perfuração de poços que possuam quadros especializados de funcionários, geólogos, engenheiro de minas ou engenheiros com especialização na área reconhecida pelos órgãos de fiscalização profissionais específicos, além de equipamentos modernos e alta tecnologia e uma equipe de profissionais e técnicos com ampla experiência. Considerada uma obra de engenharia projetada e construída para a exploração de águas subterrâneas, a perfuração pode atingir até 2 600 metros de profundidade, sendo total ou parcialmente revestida, conforme as condições geológicas,

Histórias

Há relatos de que os primeiros poços foram perfurados por habitantes da China medieval, indicando que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.

Etimologia

Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. Então, todo poço após esta data que tem o nome ou é chamado de poço artesiano é porque ele jorra água sozinho. Isto acontece porque a zona de recarga do aquífero está acima do local onde se perfura o poço. Então, em qualquer escavação neste local, o nível da água terá de passar o da superfície.

Uma outra explicação ao nome do poço se baseia na crença de que o primeiro foi perfurado no condado de Artois no século XII.

Manutenção de Poços

Retirada e colocação do grupo submersível (bomba submersa): o serviço consiste na retirada do equipamento de bombeamento danificado, substituindo-o por outro, de acordo com as especificações de operação do poço.

Outorga de Uso

De acordo com os fundamentos da Lei 9 433 de 8 de janeiro de 1997, “a água é um bem de domínio público” (águas superficiais e subterrâneas), portanto toda pessoa física ou jurídica tem direito ao acesso e utilização, cabendo ao Poder Público a sua administração e controle.

Limpeza

Esse trabalho consiste em recuperar as características operacionais e originais dos poços artesianos quando ocorre o depósito de matérias sólidos no fundo, assoreamento de fraturas, filtros e turbidez na água bombeada. Na execução desse serviço, deve ser feita uma análise detalhada do estado de conservação dos equipamentos instalados.

Poço semiartesiano

Poço tubular profundo cuja pressão da água não é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando instalação de equipamento no interior do poço para efetuar o bombeamento da água.


COMPARTILHAR