Blog do Edyy

Potiraguá: Luto e perdas repentinas deixa cidade e distritos abalados

Nos últimos dias o município de Potiraguá tem vivido momentos de muita tristeza e dor. Um luto atrás do outro, esse tem sido os dias que muitos estão vivenciando na cidade do azul Bahia e nos distritos de Itaimbé e Gurupá-Mirim.

Na última quinta-feira (26) de novembro, o município recebeu a notícia de um grave acidente de trânsito, na cidade de Itapetinga onde vitimou fatalmente a senhora Eunice Pereira Souza, de 76 anos, mais conhecida como Neném Fateira.

No dia anterior, na quarta-feira (25), houve também o falecimento precoce da jovem potiraguense Ana Paula Santos da Silva, mais conhecida como Paulinha, de apenas 23 anos de idade. Ela faleceu na cidade de Itabuna, após dar a luz a um bebê, na cidade de Potiraguá e ter complicações pós parto.

O falecimento precoce de Paulinha, que era esposa do comerciante Diu do Bar, gerou bastante comoção nas redes sociais.

Nesta terça-feira (1º) de dezembro, uma semana depois do acidente com dona Neném em Itapetinga, outra tragédia foi registrada na BA-680, no trecho que liga os municípios de Potiraguá aos distritos de Itaimbé e Gurupá-Mirim. Um Fiat Uno colidiu frontalmente com um Honda Civic que seguia no sentido contrário. O motorista do Fiat Uno, seu Francisco Fereira e o jovem Alan morreram no local do acidente. Uma outra passageira, Givalda Oliveira dos Santos chegou a ser socorrida por uma ambulância da Prefeitura mas não resistiu e também veio a óbito.

Os cinco ocupantes do Honda Civic, entre elas uma criança de três anos de idade e outra de 13, foram levados para o hospital de Potiraguá e transferidos para a cidade de Vitória da Conquista, mas sem gravidade.

O corpo do jovem Alan, foi sepultado na manhã de hoje, no distrito de Itaimbé (Coréia), sob forte comoção (VEJA AQUI). Já o corpo do idoso, seu Francisco Fereira foi sepultado na cidade de Itabuna e o de dona Givalda foi sepultado na cidade de Canavieiras.


Aos familiares e amigos enlutados, os sinceros sentimentos de pesar do Blog do Edyy.

RESUMO

Nos dias de hoje, a morte ainda é vista como um tabu, cercada de mistérios e de crenças, e as pessoas, frequentemente, não se encontram preparadas para lidar com a finitude humana. Quando a morte ocorre de forma trágica e repentina, tende a causar inúmeras alterações na vida de uma pessoa, acarretando, muitas vezes, prejuízos e alterações, principalmente, nos funcionamentos emocionais e cognitivos. Neste momento, os enlutados poderão recorrer a um psicólogo, e este tende a priorizar o acolhimento e a escuta ao paciente. Diante do exposto, foram sugeridos alguns pontos essenciais da Terapia Cognitivo-Comportamental, pois acredita-se que ela tende a ter uma importante contribuição no que se refere ao manejo do luto. Assim, o objetivo deste artigo é enriquecer e proporcionar ao leitor alguns aspectos relativos a um auxílio terapêutico embasados na Terapia Cognitivo-Comportamental, diante de um evento estressor, que é a perda repentina de um ente querido.


COMPARTILHAR