Blog do Edyy

Potiraguá: Médico Cardiologista está atendendo no PSF Sede durante todo o dia desta sexta-feira 19

 

A Prefeitura Municipal de Potiraguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, trouxe nesta sexta-feira para o município, o Médico Cardiologista Dr. Rodrigo Miranda. De acordo com a Secretária de Saúde Margareth, a consulta está sendo realizada durante todo o dia desta sexta-feira (19), no PSF Sede no Município de Potiraguá e será para toda população.

Os interessados é só ir no Posto de Saúde Sede do Município, que fica localizado na Av Itapetinga, ao lado da Escola Municipal Santa Teresinha.

 

Qual a importância da avaliação cardiológica?
A alta prevalência de doenças do aparelho cardiovascular (ACV) em nosso meio, especialmente a partir da quarta década de vida, torna a avaliação desse sistema imprescindível em todo e qualquer check-up, objetivando a prevenção de eventos maiores (como infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, desenvolvimento de insuficiência renal, entre outros).

Quais doenças podem ser detectadas na avaliação cardiológica?
Virtualmente, todas as doenças do ACV podem ser detectadas, ou ao menos alguma suspeita pode ser levantada, quando ainda em estágio inicial. As doenças mais frequentes, como a hipertensão arterial, a doença coronária e os transtornos metabólicos (como diabetes e elevação do colesterol) são as mais facilmente diagnosticadas. Doenças mais raras e infrequentes também podem ser suspeitadas durante a avaliação, levando o médico responsável pelo check-up a orientar os passos seguintes para aprofundar a investigação quando necessário.

A avaliação cardiológica é indicada para todas as pessoas?
Não existe contraindicação para sua realização. Naqueles acima dos 35 anos, é recomendável que ela faça parte de todos os protocolos de check-up.

Quais são os exames da avaliação cardiológica?

O eletrocardiograma de repouso clássico (ECG), a radiografia de tórax e o teste ergométrico (TE) são os exames geralmente contemplados. Também os testes bioquímicos de sangue que avaliam a glicemia, os lípides (colesterol e suas frações, triglicérides) e alguns marcadores inflamatórios fazem parte dessa avaliação. Em determinados casos, outros exames de imagem podem ser acrescentados (ecocardiograma, tomografias, cintilografias) na dependência de solicitação médica.

O paciente sente dor durante a avaliação?
Não. Os exames são indolores.

Todos os exames da avaliação cardiológica são realizados na Totall Check up?
Sim, os principais exames são realizados.

No momento da avaliação já é possível saber os resultados?
No caso dos exames realizados pelo próprio médico (ECG e TE) as possíveis alterações já podem ser comentadas com o paciente. Porém, ás vezes é preferível aguardar todos os resultados para uma análise em conjunto das informações disponíveis, fornecendo então um resultado mais global ao paciente.

Qual a periodicidade recomendada para realização do check-up juntamente com a avaliação cardiológica?
Existe um consenso de que a realização deva ser anual, porém essa não é uma regra definitiva, dependendo principalmente dos resultados encontrados. Em algumas situações, a periodicidade pode ser semestral ou trimestral, de todo o pacote de exames ou de apenas parte dele, sendo essa decisão individualizada para cada paciente e dependente da orientação médica.

 


COMPARTILHAR