Blog do Edyy

POTIRAGUÁ: O ZUMBA FITNESS CONTINUA FAZENDO A GALERA SUAR E PERDER MUITA CALORIA: Confira os benefícios

A dança chegou ao Brasil conquistando inúmeras adeptas nas academias. Muitas famosas também aderiram à modalidade para definir o corpo. Segundo a especialista, qualquer pessoa pode fazer a aula. “As coreografias são fáceis de seguir e quem controla a intensidade dos movimentos é o próprio aluno, sempre respeitando o limite do seu corpo. Por isso, não existe restrição de idade, peso ou forma física”, explica.
“Além de perder muitas calorias, os movimentos da coreografia foram criados a partir do fitness, para tonificar musculatura. Depois de um tempo na prática, é possível perceber que a cintura afina, pois rebolamos boa parte da aula”, explica Juliana Tessarolo, instrutora de zumba do Maha Studio do Corpo, em São Paulo.

Além os benéficos físicos, a zumba ainda proporciona diversão e alívio do estresse. Durante a aula, os alunos ouvem música e dançam em um ritmo mais forte, melhorando, também, a autoestima. “Como os movimentos são fácies e repetidos durante a aula, mesmo quem possui uma qualidade motora baixa tem a possibilidade de reproduzir os movimentos ministrados pelo instrutor, estimulando assim o aluno e valorizando qualquer movimento, mesmo que este não esteja perfeito”, explica Ricardo Carvalho, instrutor da BodytechCompany e Zumba EducationalSpecialist (ZES).

Com o tempo, o aluno sente satisfação em concluir as aulas, além de perceber uma melhora na amplitude corporal, na capacidade cardiorrespiratória, na coordenação motora, redução do percentual de gordura, aumento nas habilidades funcionais. O profissional ressalta que a zumba tonifica o corpo, porém não substitui o treino aeróbico e a musculação. É aconselhada para quem quer perder peso, por ter alto gasto calórico.

Porém, antes de sair praticando, é preciso ter alguns cuidados. “A prática de qualquer atividade física deve ser acompanhada de uma avaliação médica, para sua própria segurança. A partir daí, qualquer pessoa pode praticar atividade física dentro dos seus limites e condições”, ressalta Carvalho.

BENEFÍCIOS DA ZUMBA

1- Fortalece músculos e ossos: “Entre os músculos trabalhados nas aulas de zumba estão os da coxa, glúteos, panturrilha, abdômen, cintura e quadril e até braços. Além de tonificar essas regiões, o exercício fortalece os ossos evita a perda óssea”, explica Juliana.

2- Fortalece as pernas e o bumbum: Os movimentos fortalecem os músculos inferiores e superiores, ajudando a ficar com as pernas e o bumbum durinhos.

3- Melhora o sistema cardiovascular e cardiorrespiratório: Os exercícios fortalecem o coração, devido ao aumento da circulação e da respiração.

 4- Ativa e melhora a coordenação: Os movimentos das danças que misturam velocidades melhoram os reflexos e o equilíbrio.

5- Melhora a memória: Os passos e as coreografias estimulam o cérebro e melhoram a memória.

6- Trabalha a sensualidade: As coreografias da zumba misturam salsa, merengue, cumbia, reaggeton e outros que ajudam a despertar o lado mais sensual da aluna.

7- Melhora a agilidade, equilíbrio e articulações: “Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. A combinação de movimentos favorece o equilíbrio”, explica Juliana. A zumba também protege as articulações.

8- Melhora o convívio social: A zumba proporciona interação entre alunas, combatendo a depressão e a timidez.

9- Combate o estresse diário: A dança, a música e os movimentos ajudam a relaxar.

10- Melhora o condicionamento aeróbico

11- Aumenta a flexibilidade

12- Ajuda a perder peso: Cada aula chega a torrar até 1.000 calorias.

13- Aumenta a autoestima


COMPARTILHAR