Blog do Edyy

Prefeita em exercício faz apelo por mais leitos e por regulação regional

O Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia se reuniu mais uma vez com a prefeita em exercício, Sheila Lemos, na manhã deste domingo (21). O objetivo foi discutir o atual cenário de Vitória da Conquista no que tange à estrutura de atendimento e tratamento da Covid-19.

Neste momento, o Município possui 92,9% de ocupação em leitos de UTI. Desses, apenas 24,3% são pessoas de Vitória da Conquista, enquanto 68,6% vêm de outros municípios. Dos pacientes de fora que estão internados na cidade, verifica-se pacientes da região Oeste, do Extremo Sul, da região Sul e três que são de outros estados.

“Sabemos que a saúde é para todos, é universal. Sabemos que o SUS é para todos, e a regulação é feita pelo Estado. Se tem alguém precisando de leitos, vai para o lugar que tem leitos. O que a gente não está conseguindo entender e admitir é por que na região Oeste existem vagas, e mesmo assim estão sendo reguladas pessoas para Vitória da Conquista”, desabafa a prefeita Sheila Lemos. A gestora lembra ainda que, quanto mais próximo da sua cidade o paciente receber tratamento, existem mais chances de salvar sua vida.

A prefeita também cita o exemplo dos leitos clínicos, cuja ocupação é de 15,4% de pacientes de fora, e apenas de 10,2% de conquistenses. Do total dos 78 leitos disponíveis, 40 são contratados pelo próprio Município, enquanto 38 vieram através do Estado. “Como Conquista tem 40 leitos próprios, e o Estado só oferece mais 38 leitos para toda a região Sudoeste? E não somente Sudoeste, porque temos aqui pessoas de outras regiões”, questiona Sheila.

Por isso, a prefeita faz um apelo: “Conquista vem se preparando, fazendo investimentos para ter suporte para tratar todos da Covid. Mas precisamos que o Governo do Estado abra mais vagas nas cidades que têm suporte nas regiões: abra mais vagas na região Sudoeste, na região Oeste, no Extremo Sul, Sul, Região Metropolitana. Abra vagas nas regiões conforme estão precisando de vagas.”

Apelo regional – O anseio da prefeita de Vitória da Conquista também é compartilhado por outros municípios da região. Nessa sexta-feira (19), a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, participou de uma reunião com os secretários dos municípios da macrorregião Sudoeste, que compreende também os municípios de Gunambi, Caetité, Brumado e Itapetinga; além da diretora do Núcleo Regional de Saúde (NRS). No encontro, foi discutida a necessidade de novos leitos e a demora no processo de regulação.

“Construímos um ofício solicitando que abram mais leitos na região Sudoeste. Colocamos já a intenção de alguns locais da região Sudoeste, que já estão prontos para poder absorver esses pacientes. Encaminhamos o ofício para o governador do Estado e o secretário estadual de Saúde, pleiteando esses novos leitos para nossa região. Estamos aguardando o retorno”, conta Ramona.

 


COMPARTILHAR