Blog do Edyy

Prefeitura de Itambé e Governo do Estado firmam convênio para construção de moradias

O governador Rui Costa e o prefeito Candinho assinaram nesta segunda-feira (17), no Parque de Exposições de Salvador, o convênio para a construção de casas, por meio do Programa Bahia Minha Casa. A ação é parte da determinação de dar prioridade e rapidez aos projetos de reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes do mês de dezembro de 2021. O trabalho será uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itambé com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), via Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), e de Relações Institucionais (Serin). Têm prioridade no atendimento as famílias desabrigadas que elaboraram os cadastros de moradores de bairros destruídos pelos temporais.

 

Os seis primeiros contemplados são Itambé, Ibicaraí, Ipiaú, Ibirataia, Ubatã e Macarani; cujos prefeitos participaram de um encontro com a equipe de governo, no dia 5 de janeiro, e apresentaram a documentação necessária.

 

Nesta primeira etapa, 115 unidades habitacionais serão construídas em Itambé, a um custo de R$ 8,05 milhões. Antes da assinatura, o prefeito Candinho se reuniu com o governador, vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, além de outros prefeitos, secretários, parlamentares, entre outros convidados, para apresentar as ações e esclarecer dúvidas.

 

O prefeito Candinho Araújo informou que, no município, “centenas de casas caíram ou estão em situação de risco. Então, a chegada dessa primeira etapa do convênio é uma grande alegria. Mais de 110 famílias já estão garantidas com esse convênio. Estou com muita fé que, a partir de agora, vamos começar a reconstruir nossa cidade e, sobretudo, dar um lar para essas famílias”.

 

O município de Itambé também recebeu uma ambulância tipo van, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) através das emendas parlamentares dos deputados José Nunes e Tiago Correia. Durante o encontro, foram disponibilizadas 02 máquinas pesadas para o Consórcio Intermunicipal do Rio Galvão (CIVALERG), que vão ajudar na reconstrução de Itambé e outras cidades da região que foram prejudicadas pelas fortes chuvas. Foram entregues uma escavadeira e uma pá carregadeira, por meio da Secretaria de Infraestrutura.


COMPARTILHAR