Blog do Edyy

Urgente em Itapetinga: Família pede doação de sangue tipo B para paciente internada no Hospital Cristo Redentor

Familiares e amigos da paciente Elisandra Santos Gomes pedem ajuda da população de Itapetinga para conseguir doações de sangue para o Hospital Cristo Redentor, no bairro Jardim Morumbi. A paciente necessita de doações de sangue tipo B positivo para realizar um procedimento cirúrgico com urgência. Para doar é necessário portar um documento com foto e realizar o gesto em nome de Elisandra.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Quem realizou algum procedimento estético, passou por cirurgia ou endoscopia, ficou doente ou fez uso de medicamentos recentemente precisa consultar o site do Hemocentro, para verificar se está habilitado.

O doador deve estar bem alimentado e beber bastante água desde o dia anterior à doação, além de não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Pelo menos três horas antes, evitar alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e derivados. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

Pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para doar sangue. Esse prazo também se aplica a quem teve contato com pessoa com suspeita ou diagnóstico de covid-19, e deve ser contado a partir do último encontro. Quem teve covid-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas.


COMPARTILHAR