Blog do Edyy

Vacina para a covid-19 pode estar disponível em setembro, dizem cientistas de Oxford

Já realizando testes em humanos, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acreditam que as primeiras milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus podem estar disponíveis até setembro.

Produzida a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum, a preventiva é chamada de ChAdOx1 nCov-19, de acordo com o portal Viva Bem, do Uol. A vacina foi criada a partir de um material genético do coronavírus que produz proteínas encontradas na superfície da Covid-19 – proteínas spike.

Até o momento, foram 550 pessoas que receberam a vacina, e 550 que receberam um placebo. Dentre essas, 320 ficaram seguras e tiveram boa tolerância, apesar dos efeitos colaterais temporários, como dor de cabeça, dor no braço e mudanças de temperatura.

A velocidade na chegada da vacina estimada pelos cientistas de Oxford vem de trabalhos anteriores sobre inoculações para outros vírus, incluindo o coronavírus causador da Mers. Em maio, os cientistas da universidade britânica vão iniciar um estudo com fases 1 e 2, que vai envolver 5 mil pessoas.

Um grupo será controlado com os tratamentos e outro será vacinado. A partir disso, os resultados entre ambos serão comparados. “”Se a transmissão continuar alta, podemos obter dados suficientes em alguns meses para ver se a vacina funciona, mas se os níveis de transmissão caírem, isso pode levar até seis meses”, disseram os pesquisadores. Fonte: Bahia Notícias


COMPARTILHAR