Blog do Edyy

Câmara de Itarantim aprova por unanimidade projeto do vereador Naninho que obriga a Embasa instalar bloqueador de ar nos hidrômetros

A Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Itarantim aprovou por unanimidade no último dia 18 do mês de junho, o projeto de Nº 006/2019, de autoria do vereador Graziano de Oliveira Reis, (Naninho), que obriga a embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) instalar equipamentos eliminador/bloqueador de ar nas tubulações do sistema de água do hidrômetro no Município.

O vereador Naninho foi bastante aplaudido e parabenizado pelos demais colegas edis e pela população da cidade de Itarantim, que tanto vem sofrendo há muito tempo com os altos valores na conta de água.

Com isso, a empresa concessionária do serviço de abastecimento de água e esgoto no município de Itarantim, fica obrigada a instalar, independentemente de solicitação do consumidor, equipamento bloqueador/eliminador de ar, antes do hidrômetro, na tubulação de seu imóvel.

Ainda de acordo com o projeto, as despesas decorrentes da aquisição dos equipamentos serão de responsabilidade da empresa fornecedora dos serviços de água sem nenhuma despesa para o proprietário do imóvel. O equipamento eliminador e bloqueador de ar a ser instalado deve ser aqueles autorizados e regulamentados pela agência reguladora do serviço público de abastecimento de água e INMETRO.

Após a publicação dessa Lei, o prestador de serviço público de abastecimento de água no município, terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias para instalação do Eliminador/bloqueador de ar na tubulação.

“Este projeto visa beneficiar os cidadãos e cidadãs de nossa cidade que estão sendo lesados no cálculo da cobrança de água e esgoto, pagando por algo que não consumiram.

Isto porque, o consumo da água é adulterado pala entrada de ar na tubulação, não sabendo o hidrômetro diferenciar entre ar e água, e como consequência os consumidores pagam ar em vez de água na cobrança da prestação do serviço.

A instalação dos bloqueadores/eliminadores de ar da tubulação pode significar uma redução média de 35% do valor das contas de água, dinheiro que poderia ter sido revertido em favor dos 19.646 usuários (população de Itarantim, segundo o IBGE de 2018) distribuídos em 5.331 domicílios (IBGE, 2010) da prestação do serviço, vez que aumentaria seu poder consumo e por conseguinte dinamizaria a economia local”. Disse o vereador.


Anúncios!



COMPARTILHAR