Blog do Edyy

Conquista, Itapetinga e região: se prepare que o cacau vai cair de novo e o alerta é Laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para esta sexta-feira (16) e sábado (17) de manhã, em Vitória da Conquista, Itapetinga e cidades que compoem a região do médio sudoeste, com muitas nuvens e trovoadas isoladas. O alerta emitido pelo órgão inclui o grau de severidade na cor laranja, que indica “perigo”. Clique aqui e veja as informações em detalhes.

De acordo com o Inmet, pode chover entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, assim como desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a população que for de Vitória da Conquista deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199 ou pelo whatsapp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, para atender a população. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do 193.

Confira a previsão para algumas cidades;


COMPARTILHAR