Blog do Edyy

Conquista: Mulher com leucemia aguarda transferência e família relata preocupação com demora: ‘Está morrendo a cada instante’

Uma mulher de 29 anos, diagnosticada com leucemia aguda há cerca de um mês, está internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, mas para receber tratamento, ela precisa ser transferida com urgência para um hospital especializado, em Salvador, na capital baiana.

Ana Carolina Calado, moradora do município de Encruzilhada, cidade a cerca de 98 km de Vitória da Conquista, e começou a sentir uma dor de dente. O que a família não imaginava é que o sintoma apontava para um problema muito maior: leucemia aguda, um tipo raro desse câncer.

“Ela está se sentindo desesperada porque está vendo o nosso sufoco, pedindo e implorando [pela vaga]”, disse Onorina Araújo, tia da paciente.

Com o diagnóstico, veio também a notícia de que a paciente precisaria ser transferida para Salvador para fazer o tratamento adequado.

“Eles fizeram toda triagem, exames e dois dias após [os exames] foi constatado que ela estava com leucemia aguda. O hospital informou que seria um tratamento intenso e que eles não têm condições de fazer aqui por falta de habilitação [para o tratamento] então ela tem que ser transferida para Salvador, para fazer o tratamento lá [Salvador], em um hospital de referência”, detalhou Onorina Araújo. Por meio de nota, a Central Estadual de Regulação disse que está em busca de vaga para a paciente. Disse ainda que a disponibilidade de vagas nos hospitais ocorre apenas em duas situações: alta médica ou óbito. Neste cenário, não é possível sinalizar o dia que ocorrerá a transferência de um paciente. A gravidade do mesmo em relação ao total de solicitações é mais um fator de análise da equipe médica da Central Estadual de Regulação. Segundo a família, há mais de 20 dias o Hospital Geral de Vitória da Conquista emitiu um relatório solicitando a Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a transferência com urgência da paciente Ana Carolina Calado para uma unidade especializada em tratamento de leucemia aguda, já que o serviço não é oferecido na cidade do sudoeste da Bahia. Apesar da solicitação de urgência, nenhuma vaga surgiu. A família disse que chegou a ser informada que haveria vaga em dois hospitais na capital baiana e procurou a HGVC para saber, mas a informação não foi confirmada. Sem o tratamento adequado,o estado de saúde de Ana Carolina está ficando mais grave e a família teme que ela não resista. “Uma angústia muito grande e difícil saber que a gente não pode fazer nada”, disse Glauber Araújo, marido da paciente. As informações são do G1


COMPARTILHAR