A Prefeitura iniciou nesta sexta-feira (10) mais um importante passo na revitalização do Parque da Lagoa das Bateias: a retirada das taboas, plantas aquáticas que se acumularam no local ao longo dos anos. Logo pela manhã, as escavadeiras hidráulicas começaram o trabalho de limpeza na água, com a presença da secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, e do coordenador da Central de Equipamentos (Deserg), Lucas Batista.

A etapa iniciada hoje está a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e do Deserg, que colocaram máquinas para a retirada das plantas. O trabalho foi iniciado com o desassoreamento da lateral da lagoa, 1amedida que a limpeza se expandir para a área central, um barco também será utilizado no mutirão.

“A prefeita disse que era um sonho ver novamente o espelho d’água aqui, eu acredito que com esse investimento que a prefeita está fazendo aqui eu acredito que a gente possa devolver para a população da região Oeste da cidade o espelho d’água”, disse o coordenador Lucas Batista.

A secretária Ana Cláudia Passos informou que equipes de fiscalização e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) estão presentes em todas as etapas da revitalização, por se tratar de um parque de preservação ambiental. “A gente tem esse cuidado e vai ficar aqui preparados para recolher os animais que forem encontrados e levá-los para o Cetas, assim que passarem por uma triagem e eles serão devolvidos para a natureza”, explicou Ana.

O autônomo Kaiury Brito passa próximo à lagoa todos os dias e desviou o trajeto hoje para ver a limpeza. “Eu acho maravilhoso porque um tempo atrás o pessoal meio que perdeu o gosto de vir para cá e agora já que vai revitalizar é uma notícia maravilhosa, bom demais”, elogiou. Quem também parou para ver o trabalho da gestão foi o aposentado José Coqueiro, que mora nas proximidades da lagoa há cerca de 10 anos. “Eu acho importante e necessário porque se torna um ambiente melhor, é necessária até por uma questão de saúde de um modo geral”, disse.

A intervenção do governo municipal deve se estender pelos próximos meses, devido à extensão do local, que tem uma área de 530 mil m². Além da limpeza do espelho d’água, a Prefeitura também irá fazer melhoramentos na ciclovia, no calçadão de caminhadas, nos espaços esportivos e nos quiosques, e também instalar novos equipamentos de lazer.