Blog do Edyy

Estava tudo pronto para acontecer a corrida de jegue, mas olha o que aconteceu

 

A realização da corrida de jegue agendada para a manhã deste domingo (3) em Feira de Santana foi suspensa por decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública do município. O juiz Luís Roberto Cappio Guedes Pereira proferiu a decisão após uma ação movida por advogados representando o Instituto Protecionista – SOS Animais & Plantas e a Rede de Mobilização pela Causa Animal.

A decisão, divulgada pelo site Acorda Cidade, surpreendeu os organizadores do evento, representados pela Associação dos Organizadores de Cavalgadas, Missa de Vaqueiros e Festejos Equestres de Feira de Santana, que até o momento não receberam comunicado oficial sobre a suspensão.

Paulo Silva, um dos organizadores, expressou sua surpresa: “Oficialmente não fomos comunicados e estamos surpresos com essa decisão, pois tivemos reuniões com o Ministério Público e a Sociedade Protetora dos Animais. Eles nos orientaram sobre algumas normas que estamos estritamente seguindo. Todos os animais são avaliados por veterinários, permanecem na sombra, são alimentados adequadamente, e os participantes não podem utilizar acessórios que possam causar dano aos animais. Não há uso de esporas, taca ou qualquer instrumento que machuque os animais. Este evento é uma brincadeira, um evento cultural e regional que tem sido realizado há 48 anos. Além disso, é importante ressaltar que corridas de jegue são realizadas em todo o Brasil, inclusive recentemente em outra cidade vizinha, São Gonçalo.”


COMPARTILHAR