Blog do Edyy

Paralisação: Debaixo de chuva mototaxistas aderem a greve dos caminhoneiros na BA-263 em Itambé

Um grupo de mototaxistas bloqueia desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (24) trecho da BA 263, entre Itambé e Itapetinga, no Sudoeste da Bahia. Além de motos, os profissionais colocaram pneus para impedir o fluxo de veículos.

A manifestação, que a exemplo da greve dos caminhoneiros em todo o País, protesta contra os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis. Somente ambulâncias, viaturas ou veículos com pacientes têm livre passagem nos dois pontos da rodovia.

 

Mais de 50% dos 2,8 mil postos de combustíveis da Bahia estão sem gasolina e etanol nesta quinta-feira, 24, em decorrência da greve nacional dos caminhoneiros. O cenário é descrito pelo presidente do Sindicato dos Combustíveis, Walter Tannus.

De acordo com ele, a situação crítica no interior começa a afetar também a capital baiana. “Desde segunda (quando os protestos começaram) que os postos não têm os pedidos de combustíveis atendidos.

Isso acontece porque os caminhões carregados com combustível são impedidos de passar nos bloqueios das rodovias, que acontecem em todo país, inclusive na Bahia pelo quarto dia consecutivo.

Apesar de causar transtornos, o motociclista Genivaldo Brito avalia que o movimento dos caminhoneiros é positivo: “O protesto é importante, espero que seja para resolver essa situação, porque o combustível está aumentando muito”.

O presidente do Sindicombustíveis também apoia o movimento dos caminhoneiros. “O pleito é muito justo. A sociedade não aguenta mais carregar tantos tributos por nada”, avalia ele, acrescendo que “agora está discutindo a carga tributária do diesel e o governo vai abrir mão para resolver esse impasse. Mas não se surpreenda que parte desse percentual seja repassada para gasolina”.

A Petrobras também anunciou uma queda de 10% no custo do combustível nas refinarias por 15 dias. Contudo, a informação não agradou os caminhoneiros, que consideram que a redução está abaixo da expectativa. (Com informações de Paula Pitta)


COMPARTILHAR