Blog do Edyy

Itambé: para marcar exames, moradores iniciam fila neste domingo e dormem nas calçadas; situação é humilhante e constrangedora

A cidade de Itambé tem sido palco de uma situação constrangedora e humilhante que afeta diretamente os moradores locais. O motivo desse desconforto é a necessidade de dormir na fila para garantir a marcação de exames médicos, um cenário que reflete a falta de investimentos da Prefeitura Municipal de Itambé na área da saúde.

O cenário desolador que se desenrola em Itambé é um reflexo direto da falta de investimentos da Prefeitura na melhoria da Secretaria de Saúde. A precariedade dos serviços de saúde, aliada à falta de estrutura e ao déficit de atendimento, tem levado os moradores a uma situação que vai além do desconforto; é uma verdadeira humilhação.

Segundo informações que chegaram à redação do Blog do Edyy , os usuários do sistema público de saúde em Itambé chegaram a formar a fila para a marcação de exames ainda na tarde deste domingo, 05 de novembro. O local escolhido para essa espera é a porta da Central de Marcação de Exames, situada na Rua Regis Pacheco, próximo à prefeitura municipal. Esse ato extremo de aguardar na fila durante a noite é o último recurso dos moradores para garantir o acesso aos serviços médicos básicos.

Os moradores de Itambé, como resultado do desafio da gestão pública em relação à saúde, veem obrigados a passar por essa humilhação. A busca por exames médicos deveria ser um processo simples e acessível, mas as condições precárias do sistema de saúde local transformaram essa tarefa em uma prova de paciência e resistência para os cidadãos.

Essa situação não apenas humilha os moradores, mas também impacta a qualidade de vida da população. A falta de acesso oportuno a exames médicos pode resultar em diagnósticos tardios e tratamentos ineficazes, prejudicando a saúde e o bem-estar de muitos. Além disso, a espera prolongada em filas noturnas é um problema que afeta a segurança dos cidadãos.

A situação em Itambé é um apelo para que a Prefeitura Municipal, representada pelo prefeito Candinho reavalie suas prioridades e comece a investir de forma significativa na melhoria do sistema de saúde do município. Os moradores não devem ser submetidos a tamanha humilhação em sua busca por cuidados médicos básicos. É essencial que sejam tomadas medidas para garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos os cidadãos, respeitando sua dignidade e direitos fundamentais


COMPARTILHAR