Blog do Edyy

Itarantim: Cortes no benefício do Bolsa Família nas regiões Norte e Nordeste atingem o município

Mesmo durante a pandemia, milhões de beneficiários foram excluídos do programa social Bolsa Família. Prejudicando principalmente os estados das regiões Norte e Nordeste. Os dados são do Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste. A pesquisa apontou que de dezembro de 2020 a fevereiro deste ano, houve uma redução de 48 mil famílias beneficiadas pelo programa na região Nordeste e 13 mil na região Norte.

“São as duas regiões [Norte e Nordeste] mais vulneráveis e com a maior parte da população mais pobre do país. Em meio a um dos momentos mais difíceis, o governo federal corta benefícios de quem mais precisa”, desabafou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins.

No tempo entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, todas as regiões apresentaram aumento no número de famílias beneficiadas, porém, as regiões Norte e Nordeste teve um calculo inferior dos números de famílias em relação às outras regiões.

“A falta do pagamento do auxílio emergencial mais o corte expressivo no Bolsa Família colocam as duas regiões em rota de colisão com uma crise social ainda mais aguda”, explicou o secretário de Justiça da Bahia, Carlos Martins.

Os afeitos dos cortes no benefício do Programa Bolsa Família alcançaram o município de Itarantim, onde, até o momento, cerca de 150 famílias tiveram seus benefícios cortados pelo governo federal.


COMPARTILHAR