Blog do Edyy

Itarantim: Turismo e Meio Ambiente em Foco – Conheça a Cachoeira do Gavião no Mandim de Cima

No último domingo (18), o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude, Hudson Rocha e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Robson Dantas, estiveram na região rural do Mandim de Cima, à convite do Sr. Valdivio e toda a família residente na Fazenda Boa Sorte.

O objetivo da visita era conhecer a “cachoeira” localizada naquela propriedade, registrar e catalogar como potencial ponto turístico e dialogar sobre a preservação ambiental, turismo sustentável, conservação do local, infraestrutura turística e ampla divulgação da recém batizada, “Cachoeira do Gavião”.

“Isso é simplesmente incrível, quantos lugares tão maravilhosos quanto esse existem em nosso município e que a maior parte das pessoas desconhece? Não é só pelo potencial turístico, é também pela preservação e cuidado que esses lugares merecem. Fazer turismo sustentável, exige respeito ao meio ambiente. Hoje a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente estão aqui com o Sr. Valdivio e sua família, acompanhados pelo amigo “Nani dos Pote”, para conhecer o espaço e até ajudamos a dar nome ao local.

Coletamos material que ajudará na catalogação deste ponto, a exploração turística precisa estar alinhada às preocupações ambientais. Itarantim é linda e sua natureza é exuberante, existem cenários para todos os gostos e com certeza a organização, mapeamento, orientação, catalogação, treinamento de nossos guias, divulgação e propaganda, destacará Itarantim na região, atraindo muitos visitantes e colocando o turismo como uma atividade econômica de destaque. Além de valorizar nossa comunidade, suas tradições e cultura. Voltaremos em breve com as ferramentas necessárias para conseguirmos mais informações, como a altura da queda d’água, o volume de água, profundidade e identificar se as características são de fato de cachoeira ou cascata, visto que há pequenas interrupções da queda.” destacou, Hudson.

Para Robson Dantas, Secretário de Meio Ambiente, o essencial é estar perto da comunidade, orientar e instruir sobre a importância do cuidado de preservação principalmente das nascentes e matas ciliares: “É preciso agregar conhecimento cientifico e pensar de maneira holística, existem inúmeras descobertas a serem feitas em nossa fauna, flora e recursos naturais. É aliar o desenvolvimento econômico através do turismo sustentável, a preservação ambiental e pesquisa cientifica, assim nós conheceremos um pouco mais de nós mesmos e de nosso querido município. Juntos vamos escrever ‘Uma Nova História’”. declarou, Robson Dantas

Veja as fotos e conheça a Cachoeira do Gavião, localizada na Fazenda Boa Sorte, na Região do Mandim de Cima.


COMPARTILHAR