Blog do Edyy

Mobilidade urbana em Conquista: Binário das ruas São Roque e Padre Palmeira entra em funcionamento

Agentes ficarão durante 15 dias no local para orientar o tráfego

Começou a funcionar no início da manhã desta quarta-feira (2), o sistema binário envolvendo as ruas São Roque (mais conhecida como Rua do Piolho) e Padre Palmeira, localizadas no bairro Brasil. Agora, a Rua Padre Palmeira passa a ser mão única, para quem trafega da Avenida Frei Benjamin em direção à Lagoa das Bateias e o sentido inverso se dá na Rua São Roque, no trecho iniciado na praça que divide a via em duas.

A mudança, executada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), se deu em razão do volume de acidentes no local, alguns deles, inclusive, com vítimas. Além disso, como explica o órgão, por se tratar de um corredor de ônibus, a intervenção visa garantir a fluidez do trânsito e a segurança de todos os agentes envolvidos, como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Na Rua São Roque  o sentido é Lagoa das Bateias-Frei Benjamin, inverso da Padre Palmeira

Segundo o coordenador municipal de Trânsito, Tiago Barros, a intervenção tem recebido avaliação positiva. “Ao longo desses 15 dias, estaremos com os agentes orientando sobre as mudanças no tráfego. Estamos no segundo dia de operação e temos percebido que a alteração é recebida de forma positiva, com elogios de condutores e moradores. Essa é uma intervenção que favoreceu não só o tráfego, mas também a segurança dos pedestres, que não enfrentam conflito no momento da travessia”, destacou.

Quem confirma essa aceitação positiva é o morador da Rua Padre Palmeira, Eliomax Alves. “Acho que vai melhorar muito a segurança aqui, principalmente, porque essas ruas são estreitas. Então, o ir e vir de carro nelas ficava complicado não só para os motoristas, mas também para os pedestres. Outra coisa importante é a sinalização. Às vezes, as pessoas desciam pela Guanambi e não respeitavam a preferência. Com a sinalização, isso vai acabar!”, avaliou.

Eliomax Alves

A implantação do binário incluiu a instalação das sinalizações vertical e horizontal. A respeito desta segunda, a secretaria está aguardando apenas o tempo estabilizar para executar a pintura de uma faixa de pedestres, reforçando a sinalização do local.


COMPARTILHAR