Blog do Edyy

Município de Potiraguá declara Estado de Emergência devido à longa estiagem

O município de Potiraguá, emitiu um decreto declarando Estado de Emergência devido à prolongada estiagem que assola a região. A medida foi tomada considerando a falta de precipitação pluviométrica na área, que tem causado sérios prejuízos na agricultura, pecuária e no abastecimento de água potável para a população.

O decreto assinado pelo Prefeito Jorge Cheles ressalta que as altas temperaturas, que frequentemente alcançam os 40 graus centígrados. Essa situação tem impactado significativamente tanto a área rural quanto a urbana de Potiraguá.

Um dos pontos destacados no decreto é a preocupação com o baixo nível do curso d’água, responsável pelo fornecimento de água tratada para a cidade, o que aumenta a urgência na busca por soluções para garantir o abastecimento adequado à população.

O decreto autoriza o município a buscar apoio junto a órgãos públicos e privados, visando a obtenção de recursos e parcerias para enfrentar a crise e suas consequências. Contudo, ressalta-se que todas as ações devem estar em conformidade com as normas estabelecidas pela União, e pelas Leis 8.666/93 e 14.133/2020.

A situação foi categorizada como nível I, com alto agravante, conforme a Resolução 03 do Conselho Nacional de Defesa Civil, o que evidencia a gravidade da estiagem na região.

Espera-se que essa medida possibilite a mobilização de esforços e recursos necessários para lidar com os desafios impostos pela seca, visando mitigar seus efeitos na vida dos munícipes de Potiraguá.


COMPARTILHAR