Blog do Edyy

População de Itororó fica sem água nas torneiras após problema técnico de captação na barragem

Imagem; arquivo da internet

Os moradores da cidade de Itororó enfrentaram um inesperado contratempo esta semana, quando se viram privados do fornecimento regular de água em suas residências. O problema teve início na quinta-feira e só foi completamente resolvido nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, após uma intervenção urgente da empresa responsável pelo abastecimento de água na região.

O Blog do Edyy tomou a iniciativa de contatar a direção do SAAE, a empresa encarregada do tratamento e distribuição de água na cidade de Itororó. De acordo com informações fornecidas pela direção, o problema surgiu no sistema de captação, especificamente na área onde está instalada a bomba adutora, na barragem que serve como fonte de abastecimento para o município.

O incidente ocorreu quando houve a necessidade de aumentar a capacidade de captação. Infelizmente, durante esse procedimento, a bomba, ao operar em um trecho com acúmulo de cascalho na parte inferior da barragem, acabou por aspirar parte desse material. Essa conjunção, quando misturada ao cloro, provocou uma reação química que resultou na coloração amarelada da água.

Como medida preventiva e imediata, todo o processo de abastecimento foi interrompido, e um engenheiro químico foi acionado imediatamente para solucionar a situação. Após a correção do problema, garantiu-se que a água estava completamente tratada e pronta para ser distribuída à população.

A equipe técnica do SAAE informou que a questão foi plenamente resolvida por volta das 10 horas da manhã de hoje, sexta-feira, e que o restabelecimento do abastecimento já está em curso. No entanto, é possível que áreas em altitudes mais elevadas levem um pouco mais de tempo para ter o fornecimento normalizado. Apesar disso, foi assegurado que até a meia-noite, todas as residências deverão ter o retorno da água nas torneiras.

Questionada sobre a falta d’água também no distrito de Rio do Meio, o SAAE esclareceu que a falta de água não afetou o distrito. Lá, o abastecimento segue um horário específico, iniciando às 5 horas da manhã e encerrando às 18 horas, em contraste com Itororó, que possui um fornecimento contínuo, 24 horas por dia.

A população está sendo orientada a aguardar a normalização do abastecimento e a compreender eventuais atrasos, enquanto o SAAE assegura que medidas estão sendo tomadas para evitar que problemas similares ocorram no futuro e garantir um fornecimento estável e seguro de água para todos os moradores de Itororó.

 


COMPARTILHAR