Blog do Edyy

Potiraguá: Adalberto mantem viva a cultura do Terno de Reis e de São Sebastião no município

Conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais de um povo é fundamental para a cidadania. Foi em clima de festa e resgate de identidade que o morador Adalberto Veríssimo de Carvalho, mais conhecido como Nego Adalberto, realizou nesta segunda-feira (20), o tradicional Encontro de Folias de Santos Reis.

O evento é iniciado com uma reza dentro da residência do organizador Adalberto e sempre realiza nesta data porque também marca o dia de São Sebastião.

Após a reza, o grupo se apoderaram dos variados instrumentos musicais, formaram uma roda e começaram a tocar e dançar no terreiro. Durante a apresentação do grupo, um maravilhoso banquete muito bem preparado pela culinária de Neia “a boa” era servido aos convidados.

O Blog do Edyy esteve lá e registrou um pouco deste momento cultural do município. Assista o vídeo e logo após veja a nossa galeria de fotos.

Em conversa com Adalberto, ele disse que a celebração é uma manifestação popular que é passada de geração para geração. “Aqui vemos a importância da participação da comunidade para manter esse patrimônio artístico e cultural, deixado pelos meus saudosos pais (Mãe: Maria José de Jesu e Pai: João Veríssimo de Carvalho, que foram popularmente conhecidos por fazer parte do grupo “Os Bicos de Fogo”.

Confira a nossa galeria de fotos:


COMPARTILHAR