Blog do Edyy

Quando eu penso que já vi de tudo; olha o que esse jovem fez para comprar um iPhone

Você provavelmente já ouviu a expressão “vou ter que vender meu rim pra comprar isso”. Bem, Wang Shanghku, um chinês de 25 anos levou isso ao pé da letra. Em 2011, aos 19 anos, ele vendeu um dos rins no mercado negro para realizar um sonho de consumo, adquirir o iPhone 4 e o iPad 2. Como sua família não tinha condições para comprar os aparelhos, Shanghku resolveu vender seu rim. Com a venda do órgão o jovem conseguiu 22,000 RMB, em torno de R$ 11,8 mil.

Para chegar ao ponto de cometer essa loucura o jovem encontrou uma sala de bate-papo na internet em que três comerciantes de órgãos prometeram que iriam ajudá-lo com a venda. A operação foi realizada em abril de 2011. Quando Shanghku chegou em casa, sua mãe perguntou de onde ele tirou o dinheiro para o novo smartphone. Quando seu filho confessou a loucura, ela imediatamente chamou a polícia.

Ele chegou a alegar na época ” por que eu preciso de um segundo rim”. A ação destrambelhada de retirar o rim vem trazendo problemas para Shanghku desde a operação. Além da deficiência renal ele desenvolveu uma infecção devido às condições em que a operação, realizada na cidade de Chenzhou, foi realizada. Dois médicos que trabalham em hospitais locais participaram da remoção do rim de Shanghku.  A operação foi feita numa “clínica” fundo de quintal  e os cuidados pós-operatórios deixaram a desejar.

 

Hoje, passados 7 anos desde a retirada do rim, o quadro clínico de Shanghku é gravíssimo. A imprensa da China cita que ele passa seus dias na cama e que depende de hemodiálise para continuar vivo. Como se não bastasse o outro rim do chinês também está com problemas.


COMPARTILHAR