Blog do Edyy

Segurança pública: Total de 326 presos pelo Reconhecimento Facial e queda de mortes violentas são destaques no primeiro semestre de 2023 na Bahia

Dados foram apresentados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta quarta-feira (19), no Centro de Operações e Inteligência

Trezentos e vinte e seis foragidos da Justiça alcançados pelo Reconhecimento Facial e a diminuição de 4,5% das mortes violentas foram alguns dos números apresentados pela Secretaria da Segurança Pública na manhã desta quarta-feira (19), durante a coletiva de balanço do primeiro semestre de 2023.

Participaram da apresentação o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira; o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho; a delegada-geral adjunta, Elaine Nogueira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini; e a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, perita criminal Ana Cecília Bandeira.

Cerca de 80% dos capturados respondem aos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e estupro. As prisões aconteceram em Salvador e também em outras 30 cidades da RMS e do interior. “Estamos investindo 650 milhões de reais e levando o Reconhecimento Facial para 80 municípios da Bahia. Esse avanço pode ser percebido no mapa das prisões. A Bahia foi o primeiro estado, no Brasil, a utilizar a tecnologia e atualmente é uma referência de êxito”, destacou o secretário Werner.

Com 326 criminosos que possuíam mandados de prisões capturados, o Reconhecimento Facial da SSP, no primeiro semestre, alcançou marca de 900 foragidos da Justiça localizados desde a sua implantação. São duas prisões por dia, em 2023, com auxílio da ferramenta.

Conforme o superintendente de tecnologia da SSP, o coronel Marcos Oliveira, os investimentos do Governo do Estado em tecnologia colaboraram para a consolidação de índices positivos. “A tecnologia tem contribuído muito para uma atuação mais precisa das forças de Segurança Pública, levando mais informação para o policial para que ele atue não somente na sua intuição, mas sim dados reais, e para que ele possa fazer análise e atuar de forma mais assertiva”, detalhou.

*Redução de 4,5% das mortes violentas*

No primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, as mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) apresentaram redução de 4,5% na Bahia. Em números absolutos foram contabilizados 2.523 casos este ano, contra 2.643 no mesmo período de 2022.

Também foi registrada uma redução de 14,9% no índice de feminicídios – crimes praticados contra a mulher em razão do gênero –, que saiu de 47 em 2022, para 40 no primeiro semestre deste ano.

Para a delegada-geral adjunta, Elaine Nogueira, a diminuição das mortes violentas de mulheres na Bahia é o resultado de ações integradas realizadas pela pasta da Segurança ao longo do ano. “A gente teve a redução do crime de feminicídio nesse primeiro semestre e continuamos nesse caminho quando criamos o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPM). Temos a missão de evitar que a mulher chegue nesse final trágico do ciclo de violência doméstica. Neste sentido, vamos incrementar as nossas atividades nas unidades especializadas de atendimento à mulher e nos núcleos especializados funcionam nas cidades do interior não temos Deam [Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher]”, disse.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, destacou que além dos investimentos em recursos materiais, a SSP também vem investindo na melhoria das condições de trabalho e da remodelação dos comandos. “Tivemos uma grande reestruturação orgânica, principalmente com a criação de comandos regionais no interior e na capital, inclusive com a criação de novas unidades. Isso deu a maior musculatura e também uma capilaridade de ação em diversos processos de policiamento”.

*Recorde de apreensões de fuzis*

De janeiro a junho de 2023, ações das forças de segurança apreenderam 36 fuzis, número maior que o encontrado em todo o ano de 2022, quando foram localizados 22. Em uma das ocorrências, no bairro de Narandiba, a polícia localizou 13 fuzis, número recorde em apenas um dia.

*14 armas apreendidas por dia*

No mesmo período, cerca de 2.570 armas de fogo foram localizadas na Bahia, resultando em uma média de 14 unidades retiradas por dia das ruas.

*50 criminosos presos por dia*

No primeiro semestre de 2023, as forças estaduais prenderam 9.019 criminosos na Bahia. São 50 pessoas envolvidas com atividades ilícitas capturadas diariamente.

“O nosso principal objetivo é preservar vidas. Os policiais e bombeiros trabalham incessantemente com essa meta. Parabenizo todos os servidores pelos recordes em apreensões de fuzil e prisões pelo Reconhecimento Facial, além da diminuição das mortes violentas”, finalizou Werner.


COMPARTILHAR