Blog do Edyy

Termo de abertura do processo de Tombamento do Monumento aos Orixás em Itapetinga é assinado em Salvador

No dia 15 de Março de 2024, ocorreu na sede do Conselho de cultura da Bahia, na cidade de Salvador, a assinatura do termo de abertura do processo de Tombamento do monumento aos Orixás da cidade de Itapetinga-Bahia. Monumento construindo no ano de 1981, sendo o primeiro a fazer reverência as divindades africanas no Estado da Bahia. Na cerimônia o doutorando Luciano de Maria , que também foi o proponente da solicitação de Tombamento do monumento.

Estiveram presentes o diretor de cultura de itapetinga, Maurício Gomes e a Vereadora do PT Sibele Nery. Na ocasião ressaltou o coordenador da Câmara de patrimônio do Conselho de cultura o Tata Ricardo Tavares sobre a importância do Tombamento da Praça dos Orixás, visto que já houveram diversas tentativas de depredação do monumento.

Presente também o secretário de cultura da Bahia e representantes do órgão competente pelo Tombamento o IPAC. Agora será instaurada a equipe técnica para serem feito os estudos e dossiê do monumento, para findar com a publicação no diário oficial do Estado da Bahia. Sendo que o monumento já consta sob proteção da lei de Tombamento.


COMPARTILHAR