Blog do Edyy

“A Bahia não fez nada pela ampliação da educação em tempo integral”, diz ACM Neto em encontro com juventude

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou nesta quinta-feira (12) que os governos petistas da Bahia não fizeram nada “pela ampliação da educação em tempo integral” no estado, ao participar do “Encontro com a Juventude”. O evento foi promovido pela Juventude Democratas da Bahia e pela executiva do partido em Salvador e contou com a participação de 250 jovens de todas as regiões da Bahia.

No encontro, realizado no Dia Internacional da Juventude, Neto voltou a fazer críticas aos índices negativos da educação baiana nos governos petistas e destacou o papel dos jovens na construção de um novo projeto para a Bahia. Ele ainda revelou que montou um grupo de trabalho, com integrantes da Bahia e de outros estados, para estudar os casos da educação de Pernambuco e do Ceará.

O evento contou com a presença dos presidentes nacional e estadual da Juventude Democratas, Leonardo Framil e Lucas Moreno, respectivamente; do presidente estadual e de Salvador do partido, deputado federal Paulo Azi e do vereador Duda Sanches, respectivamente. Durante o encontrou, tomou posse como presidente da Juventude Democratas de Salvador Érica Alves.

“A gente montou um grupo de trabalho com técnicos do nosso estado e de fora, e a gente começou a estudar profundamente esses dois casos, de Pernambuco e do Ceará. O Ceará em especial na área de alfabetização. Pernambuco em relação ao ensino médio, sobretudo em relação à educação em tempo integral, que foi copiado por vários estados do país. Não há estado que possa querer ser desenvolvido e mudar esse jogo sem investir na educação”, afirmou ele.

“A Bahia não fez nada pela ampliação da educação em tempo integral. Agora, no apagar das luzes, estão começando a anunciar que vão construir e ampliar algumas escolas. Por que não fizeram em 15 anos e vão fazer no último? Educação requer uma visão de longo prazo, você vai plantando uma semente e continua regando para ela dar frutos”, ressaltou.

ACM Neto lembrou das ações realizadas em sua gestão em Salvador nesta área. “Eu fico muito à vontade, porque as famílias dos alunos da rede municipal são testemunha de muitas coisas bacanas que nós fizemos aqui em nossa cidade, e uma das que mais me orgulha é ter universalizado o acesso à pré-escola. Salvador passou a ser a primeira capital do Brasil na matrícula das crianças de 4 e 5 anos de idade”, enfatizou.

O presidente nacional do Democratas ainda destacou o movimento Pela Bahia e disse contar com a “força, a energia, os ideais e sobretudo a capacidade de sonhar dos jovens”. “É possível olhar para frente, onde o estado da Bahia seja líder na geração de empregos e na oferta de oportunidades, para que o nosso jovem não tenha que sair daqui pra sonhar em conseguir alguma coisa na vida tendo que ir pra São Paulo ou pra qualquer outro lugar”, frisou.

No encontro, Neto ainda respondeu a questionamentos feitos por jovens que vieram de diversas regiões do estado, com temas que variaram desde a educação, passando por segurança hídrica, incentivo à produção agropecuária e economia da Bahia.


COMPARTILHAR