Blog do Edyy

Itapetinga: Prefeito Rodrigo Hagge participa da abertura do ano legislativo 2024

Na manhã desta terça-feira, 20, o prefeito Rodrigo Hagge participou da cerimônia de abertura do ano legislativo. No plenário da Câmara de Vereadores, Rodrigo cumpriu a determinação de remeter uma mensagem anual com um síntese do que foi realizado no ano de 2023 e dos planos para o ano recém-iniciado.

De acordo com o prefeito, mais do que respeitar a exigência legal, ele aproveita a “feliz oportunidade para manter um diálogo respeitoso, permanente e produtivo, como entendo que deva ser a relação entre os dois Poderes, para o bem de nossa cidade e de toda a nossa gente”.

Lembrando que esta seria a última vez – “neste ciclo”, ressaltou – que participaria daquela cerimônia como prefeito municipal, antes de entregar o cargo no próximo dia 01 de janeiro, Rodrigo Hagge pediu licença para, além de analisar o ano que passou, fazer uma avaliação criteriosa do que foi feito nos últimos sete anos.

“Itapetinga hoje é, sem dúvidas, muito diferente do que a que encontramos em 2017. Se lá atrás nós falávamos da necessidade de organizar a administração pública, hoje a gente fala, sem falsa modéstia que, mais do recuperar finanças, nós recuperamos a autoestima da nossa população e o orgulho de sermos itapetinguenses. Se antes, vivíamos em uma cidade que retrocedia e sequer tinha confiabilidade para celebrar convênios, hoje a gente estufa o peito para falarmos de um município que só avança e se destaca”, disse o prefeito.

Após elencar as ações do governo e todas as transformações pela qual Itapetinga passou durante as suas gestões, Rodrigo disse que os planos para 2024 seguem o que foi traçado ainda em 2016, quando decidiu trabalhar por Itapetinga: “Fazer desta uma cidade próspera, excelente em infraestrutura; com educação que dê às nossas crianças e jovens a oportunidade de sonharem mais alto; com uma saúde humanizada e que se aproxime do povo. Uma cidade bem desenvolvida economicamente, que cresça de forma sustentável e com meio ambiente equilibrado, que ofereça esporte e lazer de qualidade; com uma administração que dê atenção a quem mais precise dos nossos cuidados e, principalmente, uma cidade com gente feliz e orgulhosa ocupando todos os seus espaços de direito”, concluiu, Rodrigo Hagge.

Acompanhe trechos da mensagem do prefeito:

Educação: No ano passado, todos os lugares do pódio da Anicon (maior evento de cultura pop da região) foram ocupados por alunos da rede pública municipal de Itapetinga. Nossos projetos de robótica foram aplaudidos por toda a região. Teve pódio, também, no concurso cultural da Sicoob: dois dos nossos alunos tiveram seus desenhos e redações premiados em uma seleção na qual participaram escolas públicas e particulares de cidades como Vitória da Conquista, Poções e Tremendal. (…) investimos em estrutura física (todas as nossas unidades passaram por algum tipo de intervenção), aumentamos nossa frota de transporte escolar, garantimos uma merenda balanceada com acompanhamento de nutricionista, oferecemos cursos de mestrado e capacitação para professores, reforço escolar para alunos, aulas multifuncionais para maior inclusão e uma base pedagógica extremamente forte e organizada. Os resultados já são palpáveis e quantificados, inclusive, pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação. Em 2023, Itapetinga teve média superior à estadual, em todas as turmas avaliadas. Isso significa que nossos alunos estão mais preparados, com uma educação básica que lhes permite sonhar mais alto e serem muito mais.

Infraestrutura: . Por dois anos recebemos o título de cidade excelente no setor. E não foi à toa. A prefeitura de Itapetinga pavimentou mais de 130 mil m² de ruas e avenidas, evitando poeira e lama e ofertando maior trafegabilidade a todos. Só no ano passado, foram mais de 5000 m² de pavimentação na Vila Érika. Até o final de 2024 serão mais de 200 mil m² de pavimentação em asfalto ou paralelo. Uma cidade com mais conforto, comodidade e melhor mobilidade urbana promove vida melhor para sua população. E dar vida digna para nossa gente é, sem dúvida, no nosso maior objetivo, a nossa grande obra.

Transporte: Foram mais de 30 estradas com patrolamento e manutenção constantes. Isso, sem falar na recuperação da estrada de Palmares, da ponte da Piabanha e do Cavalo Preto, que voltou a ser destruída pela ação das águas no último sábado. (…) Quando o problema foi falta de chuva, a gente abasteceu com água aviões que apagaram incêndio em toda a região, demonstrando a consolidação de Itapetinga como importante polo regional.

Saúde: Humanizamos ainda mais o atendimento, nos aproximamos da população e, aos poucos, fomos dirimindo a demanda reprimida. Na atenção especializada, foram realizados cerca de 70 mil procedimentos. Na policlínica municipal, foram mais de 11 mil atendimentos divididos nas mais de 23 especialidades, algumas delas, oferecidas pela primeira vez na nossa gestão. O centro de fisioterapia atendeu mais de 1200 pacientes. A gente levou atendimento especializado também para Bandeira do Colônia. Em agosto, inauguramos no distrito uma clínica da família com diversas especialidades e atendimento com horário estendido, além de um centro completo de fisioterapia.

Desenvolvimento Econômico: Para os agricultores familiares, oferecemos rotineiramente suporte técnico em psicultura, olericultura, mecanização agrícola e instruções sobre preparo de solo e diversificação de culturas hortifrúti. Em parceria com o Senar e o Sindicato Rural, oferecemos cursos como o de construção de viveiro de mudas, operador de escavadeira e produção de pitaya, fruta extremamente valorizada atualmente. Para a melhor comercialização dos seus produtos, construímos 31 novos boxes na Central de Abastecimento oferecendo melhores condições de trabalho para os feirantes e maior comodidade aos consumidores. Com o Sebrae, fizemos treinamento de vendas, participamos de cursos de empreendedorismo e sobre marketing digital mostrando novos caminhos e oferecendo novas oportunidades aos microempreendedores.

Meio Ambiente: trabalhamos na recuperação das nossas áreas verdes, plantamos, só em 2023, mais de 500 árvores, fizemos a limpeza constante das margens do Rio Catolé e da área conhecida como Grotão. O nosso Parque da Matinha segue cumprindo o objetivo de ser muito mais do que um expositor de animais, mas um espaço potente de educação, pesquisa e conservação ambiental. No início deste ano, o Parque deu mais um passo para auxiliar na preservação de espécies ao reintroduzir no habitat natural cerca de 90 jabutis nascidos em cativeiro. Nos últimos dias, celebramos ainda mais um convênio de cooperação técnica com a faculdade de Anhanguera, de Itabuna, que nos permitirá oferecer estágio para os alunos de veterinária, além de proporcionar a realização de campanhas de castração de cães e gatos de rua.

Saae: O SAAE de Itapetinga tem buscado ir além, projetando o município para o futuro, oferecendo água de qualidade e saneamento eficiente. Só no ano passado foram 700m de extensão de rede de esgoto e quase 2000m de extensão de rede de água. Em janeiro deste ano, só na Agrovila foram mais de 60 novas ligações que já beneficiam os pequenos agricultores. O projeto se estende e, na próxima etapa, mais 90 ligações serão feitas, totalizando 150 casas atendidas.

Desenvolvimento Social: Para as famílias em extrema vulnerabilidade social, o Programa de Aquisição de alimentos garantiu qualidade nutricional e ainda fomentou a agricultura familiar. Para os que não tinha uma moradia de qualidade, o programa Meu Lar trouxe conforto e aconchego com reformas completas. Para quem buscava novas formas de complementar a renda, cursos profissionalizantes foram oferecidos nos Cras. Para as futuras mamães, kits natalidade e um ensaio fotográfico para guardarem a lembrança desse momento incrível que deve ser a gestação. Para atender melhor as nossas crianças vítimas de violência: escuta especializada. Para oferecer carinho e cuidado aos nossos idosos, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos atuante, festa de São João, Baile da Saudade, Cantata de Natal… Para todos, um social mais perto do seu povo, Bolsa Família descentralizado e muito mais assistência.

Esporte e Lazer: Muito além do apoio ao futebol, já bastante disseminado em nosso município (seja nos campeonatos de várzea, nas escolinhas sub-13 ou nos campeonatos femininos) a gente buscou formas de fomentar, também, o vôlei de areia, o basquete 3×3, o caiaque, o karatê, futevolei, o MMT, o motociclismo e tantos outros esportes. E para atingir o maior número de pessoas possível, nós iniciamos um trabalho lindo de inclusão através do desenvolvimento de atividades físicas para PCD’s. Para eles, nós já desenvolvemos campeonatos de basquete e corrida com cadeiras de rodas. Ontem, eles já começaram aulas de arco e flexa e, em breve, novas modalidades serão implantadas para promover saúde e transformar vidas.

Administração e Finanças: A prefeitura sempre primou pelo pagamento da folha salarial em dia e pela valorização do servidor. Neste ano, por exemplo, comemoraremos o 6º ano de implantação do auxílio alimentação que, além de beneficiar o trabalhador, já injetou cerca de R$ 25 milhões no comércio local. Em 2023, para melhor atender o contribuinte, criamos um portal que traz mais agilidade na emissão de documentos, dando acesso a serviços como emissão de certidões e notas fiscais, validação de documentos, emissão de segunda via de IPTU, além de oferecer acesso rápido ao diário oficial e o portal da transparência.


COMPARTILHAR