Blog do Edyy

Urgente: prefeito de Itororó é acusado de suposto desvio de verba na Educação e nepotismo

Vereador de oposição acusa gestor de realizar transferências bancárias que totalizam mais de 1 milhão de reais a partir de conta bancária pertencente ao Fundo Municipal da Educação.

Um escândalo promete movimentar o noticiário político regional. Em Itororó, cidade distante 133 km de Vitória da Conquista, o atual prefeito, Paulo Rios (PP), está sendo acusado de corrupção a partir de supostos desvios na verba da educação do município.

A acusação foi feita pelo vereador Walter Marques (União Brasil) em uma sessão da Câmara Municipal de Itororó. De acordo com o parlamentar, 4 transferências bancárias, totalizando 1 milhão e 280 mil reais, foram feitas a partir da conta bancária que pertence ao Fundo Municipal da Educação (FUNDEF) para outra conta da Prefeitura, exatos 3 dias antes do 1º turno das Eleições de 2022.

O prefeito Paulo Rios é ligado ao grupo do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). O chefe do Executivo apoiou o então candidato Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado, rompendo com seu mentor político, o ex-prefeito Dr. Adauto Almeida, que apoiou ACM Neto (União Brasil).

Ainda segundo o edil, após a denúncia feita na Câmara, o prefeito Paulo Rios teria feito duas devoluções que totalizam 666 mil reais, restando, portanto, outros 614 mil. Marques acusa Rios de crime de responsabilidade, o que pode causar impeachment, rejeição de contas, além de inelegibilidade.

O vereador ainda afirma que ingressou no Ministério Público contra o Prefeito por prática de nepotismo já que uma filha e um filho do gestor foram nomeados como secretários da Saúde e de Administração respectivamente, além da sogra deste filho que foi nomeada como secretária de Educação.

Procurada, a Prefeitura de Itororó não respondeu aos contatos feitos pela reportagem de Jornal Conquista. As informações são do Jornal Conquista com reprodução do Blog do Edyy.


COMPARTILHAR