Blog do Edyy

Temporal em Itororó alaga ruas e deixa famílias desalojadas; antigo sistema de drenagem agravou a situação

Deficiência no sistema de drenagem agravou a situação

Na noite deste sábado (17), a cidade de Itororó, no médio sudoeste da Bahia, foi surpreendida por um verdadeiro temporal que desencadeou uma série de transtornos em toda as localidades do município. Com mais de 100 milímetros de chuva em apenas 40 minutos, as ruas se transformaram em verdadeiros rios, causando alagamentos e inundando residências. O impacto foi devastador, deixando várias famílias desalojadas e muitos moradores perderam todos os seus pertences dentro de suas casas.

A situação de emergência exigiu uma resposta rápida dos gestores. Na manhã seguinte ao episódio, o prefeito Paulo Rios convocou uma reunião de emergência com o deputado Rosemberg e seus secretários neste domingo (18), buscando viabilizar ações imediatas para auxiliar os afetados. Vale lembrar que o alerta de chuvas intensas foi divulgado pela redação do Blog do Edyy ainda na sexta-feira à tarde. Confira aqui.

Durante a reunião, o deputado Rosemberg afirmou estar representando o governador Jerônimo, que se comprometeu a enviar ajuda com produtos essenciais para as famílias afetadas. No entanto, apesar da resposta inicial das autoridades, a situação em Itororó permanece crítica.

Moradores antigos da cidade apontam para a deficiência no sistema de drenagem como um dos principais fatores agravantes da situação. As manilhas que compõem esse sistema têm mais de 60 anos e estão inadequadas para enfrentar o volume de chuva registrado, necessitando urgentemente de substituição por manilhas maiores e mais eficientes.

Imagens; site Falando com Autoridade

Enquanto medidas emergenciais são discutidas e implementadas, a população de Itororó enfrenta o desafio de reconstruir suas vidas após a devastação causada pelo dilúvio. É evidente que a solução definitiva para o problema de drenagem requer investimentos e ação coordenada dos poderes municipal, estadual e federal.

Neste momento crítico, a solidariedade da comunidade e o apoio das autoridades, independentemente das ideias políticas partidárias são fundamentais para mitigar os impactos dessa tragédia e garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos de Itororó.

 


COMPARTILHAR